domingo, abril 16, 2006

Mutilaram o Santo...(2° dia em Padova)

Ja faz uma semana que nao escrevo nada no blog, mas prometi uma atualizaçao por semana e aqui esta ela.

Jà vou logo pedindo desculpas aos meus leitores por causa da falta de acentos, mas o teclado que agora uso para digitar esta mensagem està configurado em italiano...

Logo apòs meu aniversàrio começou o corre-corre na minha vida. Segunda-feira dia 10 eu fui ver assuntos de banco e cartoes de crédito pendentes. Terça-Feira dia 11 eu fui buscar meu visto de estudante no consulado italiano no RJ. Quarta-Feira dia 12 eu fui na UERJ pegar minhas coisas e me despedir dos amigos. Quinta-Feira dia 13 fui a Madureira comprar coisas de comer para trazer na viagem e depois fui arrumar a mala (ou ver a mala sendo arrumada pela Monica). Sexta-Feira dia 14 fui almoçar com a familia e me despedi dos tios e primos. Meus padrinhos me levaram até o aeroporto. Minha esposa, meu pai, minha irma e meu sobrinho me acompanharam.

O embarque foi super tranquilo e achei delicioso voar de aviao, principalmente pela Air France. A classe economica tem tratamente VIP, imaginem a primeira Classe! O voo até Paris durou quase 10 horas e eu comi muito bem. Me serviram Champagne (frances, obviamente), vinho tinto de uvas Merlot (também frances, rsrs) e àgua Perrier. Essa àgua é simplesmente MARVILHOSA!

Tinha até picolé da Kibon! Sanduiches, amendoim, queijo, iogurte, sucos, cerveja, etc... Tinha de tudo. Bastava apertar o botaozinho e pedir à aeromoça (que sò descobri que falavam portugues quando estava chegando em Paris). Ver Paris do alto a noite foi fabuloso. A temperatura era de uns 48°F (aproximadamente 9°C) e até que meu casaco deu conta.

No desembarque do aviao tive que apresentar meu passaporte ao policial. Em seguida fui para o setor de imigrantes para carimbar meu passaporte e de là segui para o setor de embarque, onde tive que passar minha bagagem no raio-x. A policial me fez tirar o cinto, casaco etc... Até o pacote de lenços me foi exigido passar no raio-x. Bom, passado este constrangimento fui para o setor de embarque.

Meu voo para Veneza atrasou uns 20 minutos. Sobrevoei a França e vi os alpes que ficam entre a França e a Italia - a neve parece algodao.

Uma menina brasileira me ajudou na hora do desembarque, pois eu nao fazia idéia de onde eu deveria pegar minha bagagem que fora despachada no RJ. Olhei para o relogio e vi que tinha somente 15 minutos para achar onde eu embarcava no onibus para Padova (chamamos de Padua no Brasil). O noivo da menina, que é italiano, me ajudou a encontrar onde comprar os bilhetes, mas... - sempre tem um mas... - ao sair do aeroporto Marco Polo em Veneza, correndo para comprar os bilhetes do onibus para Padova, que sairia em 15 minutos, um policial italiano resolve me abordar. O cara jà começou perguntando se a bagabem era minha mesmo, me obrigando a mostrar o ticket da bagagem. Depois perguntou o que eu estava fazendo na Italia o que eu respondi que estava por motivos de estudo! Nao satisfeito ele quis saber qual tipo de estudo! O qual eu respondi que era estudante de PhD. O cara, chato pra caramba queria saber que curso de PhD. Fisica, respondi jà um tanto preocupado e puto da vida. Mas o que voce vai estudar? perguntava o policial muito sério. Eu jà nao sabia mais o que responder e acabei dizendo, também muito sério que eu era estudante de PhD em Fisica e vim atendendo um convite da Universidade de Padova. Mostrei a carta convite e o policial finalmente devolveu-me o passaporte. Agora eu tinha apenas 5 minutos para comprar o bilhete e achar o onibus. Foi fàcil...

Desci no ponto final, conforme haviam me ensinado e fui pedir informaçao para achar as ruas. Começou o meu sofrimento. Ninguém fala ingles nesta cidade e eu sò tinha um mapa com parte da cidade, e eu estava justamente na parte que nao estava no mapa. Entrei numa Trattoria, seja là que diabos eh isso, e consegui a informaçao que desejava.

Cheguei no alojamento e jà estava sendo aguardado pelo porteiro. Recebi algumas instruçoes basicas sobre as normas e um mapa completo da cidade (obaaaaaaaa). Meu quarto é bem aconchegante, tem uma cama, um escrivaninha, duas comodas, uma luminaria, um armario embutido, uma TV e um frigobar (foto abaixo).

O chuveiro é super legal- é uma ducha de mao com um massageador. Pode ser regulado para jato compacto ou tipo chuveiro e tem uma barra na parede que é usada para prender a ducha e ela se transforma num chuveiro convencional. O legal é que a altura é regulàvel e nao preciso tomar banho de cabeça baixa. Prometo colocar uma foto dele depois.

Hoje acordei muito tarde. Acho que foi por causa do fuso horàrio. Comi alguma coisa no quarto mesmo e corri para dar uma volta na cidade. Passei pela casa onde morou Galileo Galilei (foto abaixo) exatamente na hora em que soava os sinos da Basilica de Santo Antonio.


Continuando meu passeio, resolvi conhecer o local onde irei trabalhar pelos pròximos 3 meses - o Departamento de Fisica Galileo Galilei (foto abaixo)

Dei prosseguimento a minha caminhada indo visitar a Igreja de Santa Sofia. Essa igreja foi duzentos anos antes do Brasil ter sido encontrado pelos portugueses. Como a igreja estava fechada no momento em que passei as fotos ficarao para depois.Caminhei mais um pouco e fui até a Basilica de Santo Antonio (lembrem-se que no Brasil ele é conhecido como Santo Antonio de Padua. Padua é a cidade que estou morando temporariamente). Eu entrei na Basilica e fiquei fascinado com a beleza. Tocar nas esculturas feiras por Michelangelo foi fantàstico. Eu tirei umas fotos do interior, mas logo depois eu descobri que era proibido. A foto abaixo é do inicio da missa de Pasqua. Tudo o que for dourado é ouro!


A Basilica é grande e acabei encontrando o altar onde estao os restos mortais de Santo Antonio (foto abaixo). Novamente, tudo o que for dourado é ouro e as estàtuas que estao escuras sao todas de pura prata!! Sò nao entendi por que deixam a prata ficar escura. E tudo o que for branco é feito de marmore! A foto ficou meio amarelada por causa das lampadas e eu nao podia usar flash.

Dei a volta por tras do altar e toquei-o, assim como o fizeram todos os visitantes. Depois disso um responsavel pela igreja me avisou que nao poderia tirar fotos do interior. Segui entao para uma outra parte da igreja onde estavao guardadas as reliquias de Santo Antonio.

Na sala das reliquias descobri que mutilaram o santo! Tinha a lingua de Santo Antonio dentro de um relicàrio. Num outro relicàario estava a mandibula de santo Antonio. Num outro estavam os cilios de santo Antonio... Coitado, foi virar santo e esquartejaram ele. Mas tinhas outras reliquias também. Varios mantos usados por Santo Antonio e o manto mortuàrio feito de linho vermelho. Tinha também umas cartas manuscritas de alguns outros santos que surgiram depois. Eram nomes familiares, mas esqueci o nome deles (e tb nao podia anotar nada no interior da igreja). Para pegar um folheto sobre a igreja tive que fazer uma oferta para Santo Antonio. Conclusao: o folheto me custou 50 cents de euro.

Sai de là e voltei para o alojamento para conversar com o amor de minha vida. Dormir sem o calor do teu corpo é um sofrimento terrivel para mim. Terei que suportar essa solidao por mais 90 dias. Te amo muito...

Estou morrendo de saudades de minha familia sò de lembrar que ficarei sem ve-los por 92 dias. Na foto logo abaixo està a mamae com seus filhos: Eu, Celo e Celle. Na sequencia a foto do papai com a mamae.

Dificil vai ser pensar num presente para todos. Para a mamae eu vi duas toalinhas lindas. Uma delas tinha o mapa da Italia e dos paises visinhos com um desenhinho que caracterizava cada regiao. O outro era similar, mas com o mapa de Padova, indicando a casa do Galileo, as Igrejas etc... Acho que vou acabar comprando tudo dobrado pq vou querer um na minha casa também (custam 4.50 euros cada). Para a Celle vou tentar comprar uma camera digital como ela mesma pediu. Para o meu irmao eu ainda nao sei... ele nao pediu nada. Talvez um canivete suiço de verdade(fabricados na Suiça, rsrsrs) ele se amarra nessas paradas... Papai nao faço ideia do que comprar, talvez um doce italiano!!! Para a Monica queria comprar tudo o que vejo, vou preciasr selecionar depois.

Grande abraço a todos os meus leitores. Buona Pasqua...

6 Comments:

At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said...

A Basílica de Santo Antonio é linda!!! =o

Caramba, ponha mais fotos... por favor!!! =)

espero que aproveite bastante por aí, rapaz!

Feliz páscoa
Coelho!!! hehe

 
At 5:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Todos os dias quando alguém vem me consolar eu escuto:"mas são só 3 meses"... Para mim mais parece uma eternidade! Parece que quanto mais o tempo passa, mais demora para você voltar.
O que me consola de verdade é saber que isso é pro seu futuro, é a sua carreira, é um passo dos muitos que você dará pra realizar o seu sonho!
Espero que curta bastante essa viagem e que essa experiência seja muito boa para você!
Muitos beijos da sua irmã!
Obs.: Se não achar a câmera, pode trazer um celular! hihihihihihi!
Ahhh, já ia esquecendo: EU TE AMO MUITO!!!!

 
At 5:26 PM, Blogger Thiago said...

cara, dá para tirar uma foto da íngua de Santo Antonio? Dizem que ela não apodrece. Queria ver isso.

 
At 6:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Grande Dandão,
Fico feliz por você partilhar conosco suas realizações e todos os seus amigos ficamos ainda mais felizes a cada nova conquista sua. Aproveite bem está oportunidade para sua bagagem profissional e pessoal cresca mais e mais. Saiba que estaremos te esperando aqui com saudades, mas com orgulho de você.
Abraços,

 
At 6:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Marquinho,
Vc tinha me falado e só recentemente visitei o teu blog e vi a foto do gabriel, nestor e a niza... muito legal. Aproveite tudo de bom dessa viagem, desde já te parabenizando pelo curso que estás fazendo, em sua busca por maior conhecimento e aprimoramento profissional. Todos os seus amigos estão, daqui do Brasil, torcendo por ti.
Um abraço.

 
At 4:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu ia fazer um comentário, sobre o assunto em questão, mas li a mensagem da Marcelle, e me emocionei.
O amor de sua família é lindo! Fico imensamente feliz por agora fazer parte dela.

Um grande beijos de sua cunhada Nana!

 

Postar um comentário

<< Home