quarta-feira, março 28, 2007

Novas descobertas de Galileu

Para os mais desavisados e menos antenados com as notícias da ciência vou reproduzir a matéria na integra da BBC Brasil, contando sobre o anúncio de ontem aqui em Padova.

E para os mais desligados fica o lembrete de que Padova é Pádua em italiano ;)

Enjoy.
**********************************************************

Estudiosos anunciaram nesta segunda-feira em Pádua, na Itália, ter descoberto desenhos inéditos do filósofo, matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642).

As ilustrações, em aquarela, são de cor marrom claro e representam a superfície da Lua, ressaltando as irregularidades do relevo no satélite.

Os desenhos foram feitos diretamente sobre as páginas de um livro publicado em 1610, que ficou desaparecido por quase quatro séculos e foi redescoberto em um antiquário de Nova York.

O anúncio da descoberta e da autenticidade da obra foi feito pelo professor Horst Bredekamp, da Universidade Humboldt de Berlim, e pelo professor William Shea, da cátedra Galileana da Universidade de Pádua.

"Posso dizer que os desenhos foram feitos pela mão de Galileu. Reconheço alguns traços característicos, como seu jeito rápido de pintar”, disse à BBC Brasil o professor Shea, considerado como um dos maiores especialistas do mundo em Galileu.

Primeira cópia

O próprio Galileu – considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento do método científico – viveu e trabalhou durante alguns anos em Pádua.

O livro com as ilustrações seria a primeira cópia do Sidereus Nuncius, escrito pelo italiano. Os estudiosos avaliam que esta cópia é a mais preciosa porque os desenhos representam a assinatura de Galileu.

No volume, o cientista relata descobertas que fez observando o céu com seu telescópio. Ele descreve os quatro satélites de Júpiter e a superfície da Lua como sendo irregular e cheia de buracos, semelhante à da Terra, e não lisa como se imaginava.

Por suas idéias científicas em contraposição às Sagradas Escrituras - como a defesa da teoria do heliocentrismo, segundo a qual a Terra gira ao redor do Sol, e não o contrário -, Galileu foi condenado pela Inquisição em 1633 e obrigado a retratar suas idéias.

Em 2000, o papa João Paulo II pediu perdão por esta decisão da igreja.

Datas

Para estabelecer a autenticidade do livro e dos desenhos de Galileu, o material foi examinado por técnicos da universidade de Berlim e de outros institutos renomados, como o Ratgen e a biblioteca nacional de Florença.

"Graças a máquinas especiais verificamos que o papel foi feito entre os anos de 1600 e 1620 e que a tinta é do começo de 1600. Não é possível falsificar a tinta", argumentou o professor Shea.

As pesquisas duraram um ano e parece não terem deixado dúvidas. Mas o mistério sobre o reaparecimento do volume não ficou totalmente esclarecido.

De acordo com William Shea, o antiquário que possuía o livro não disse de quem o comprou.

"Ele informou apenas que era proveniente da América do Sul, provavelmente da Argentina, onde há uma forte presença de italianos da região do Veneto", afirmou.

A obra será apresentada oficialmente em Nova York em setembro deste ano.

quinta-feira, março 22, 2007

Som diferente...

Nem sei o que dizer...

simplesmente achei o som legal e decidi compartilhar


quarta-feira, março 21, 2007

Confraria do Vento e Márcio André

Tá aí um amigo de velha data com um levando adiante um belo projeto.

Lembro até hoje do como conheci o Márcio André, das partidas de RPG, do Dark Fantasy, do Advanced Dark Fantasy, dos corvos, das partidas de Dragon Lance, Dark Sun, Role Master, MERP. Ahh, também não posso esquecer de citar que o Márcio juntamente comigo e mais outroa amigo fundamos um grupo de RPG chamado Elfo Dourado (ainda tenho a ficha de inscrição do grupo e a camisa com o silk). O mais legal de tudo em jogar com o Marcio André (quando ele não enjoava do próprio jogo) era admirar seus belos desenhos, seus textos, poesias, roteiros e até as produções inependentes (lembro ainda do caso do Mário pulando da pedra do condomínio, se machucando todo para que seu fiel seguidor, o San, tirasse a foto).

Mas, como consequência direta da 2a lei da termodinâmica, o tempo sempre está a avançar. Crescemos juntos e a maturidade chegou. Eu, como não tenho a menor vocação artística, limito-me a escrever umas poucas linhas tortas neste espaço. Para o Márcio a idade só fez aflorar e lapidar seus dons artísticos.

Atualmente, formado em letras pela Universidade do Brasil (ou ainda Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestrando (ou já mestre?) na arte de juntar letrinhas, volta a brindar a todos aqueles que puderam acompanhar desde cedo seu desabrochar artístico.

Aqueles que gostam de uma boa leitura, devem obrigatóiamente passar na Confraria do Vento (confrariadovento.com.br) que este mês brinda-nos com sua edição de aniversário com textos de Augusto de Campos, Manuel de Barros, Nei Lopes, Silviano Santiago, svoboda bachvarova, Silvio Fiorani, Raul Antelo, Adolfo Montejo Navas, Márcio-André, Lena Bergestein, Izabela Bocayuva, Aderaldo Luciano, Guilherme Zarvos, Rod Britto, Têtes Raides.

Para comemorar estes dois anos da revista, foi preparado, em parceria com a FUNARTE, uma festa de aniversário, que contará com performaces e recitais de música e poesia, onde participam alguns daqueles que já coboraram com a revista.

A festa de aniversário da Confraria do Vento ocorrerá dentro da programação da IV Semana Cultural de Santa, organizada pela FUNARTE, e contará com performances, recitais de música e poesia. Data: 7 de Abril (Semana Santa), no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, a partir das 17 horas. Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa.

Poesia:

Adolfo Montejo Navas + Paulo Lins + Svobóda Bachvárova + Roberto Corrêa dos Santos + Roberto Alvim + Guilherme Zarvos + Márcio-André + Marcelo Diniz + Helena Ortiz + Antônio Bizerra + Arranjos Para Assobio + Victor Paes + Marcelo Ariel + Ronaldo Ferrito + Aderaldo Luciano + Luis Maffei + Rod Britto + Karinna Gulias + Gabriela Nobre + Latuf Isaias Mucci + Paulo Fichtner + Anna Alencar + Sebastião Edson Macedo + Chico Bosco

Artes plásticas:

Anna Bella Geiger + Paula Donolato Jorge + Lena Bergstein + Fabian Rodrigues

música:

Romulo Viana (violão) e Rubem Shuenck (flauta) – interpretando peças de Piazzola.

Jean Pierre Caron (piano) – interpretando peças de Philip Glass, Anton Webern e Gerardo Dirié.

Ernesto Hartmann (piano) – interpretando peças de Leo Vieira, Cláudio Santoro, Randolfo Miguel e Gustavo Guerreiro.

Música Surda (Antônio Jardim, Andréia Pedroso, Artur Gouvêa, Eduardo Gatto) – música contemporânea.

A programação detalhada, com horário das atividades, estará disponível em breve na página de novidades da editora Confraria do Vento: www.confrariadoventoeditora.com


Data: 7 de Abril (Semana Santa) no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, à partir das 17 hs.

Neste dia, por questões geográficas eu não poderei estar presente na apresentação, mas estou certo que estarei perdendo mais uma grande grande apresentação deste belo trabalho.


Mas...., ainda há a possibilidade de eu dar um abraço neste velho amigo em Portugal! Eu pretendo dar um pulinho em terras lusitanas em maio, o que coincide com o período em que ele estará participando do Festival internaciol de Poesias em Coimbra (http://www.uc.pt/poetas/eng/home.htm).

Para aqueles que desejarem acompanhar o trabalho de Márcio André, vale a pena uma visita regular em http://acd.ufrj.br/~joruge/index.htm

Agora, um pequeno brinde, do uma gravação feita na Bienal da UNE, com a apresentação do grupo Arranjos para Assobio.



Espero que curtam!

E Márcio, continue a nos brindar com uma boa dose de arte, pois precisamos dele ;)

segunda-feira, março 12, 2007

Parabéns Mamãe

PARABÉNS MAMÃE!

TE AMO MUITOOOOOOOO